.
.

.

Relevo do Brasil: Planaltos e Planícies.

.

O Brasil é um País de topografia, relativamente, pouco acidentada, calculando-se que 5/8 do seu território sejam constituídos de terras de Planalto e 3/8 de Baixo Planalto e Planície.

.

Isto ocorre em virtude de que o relevo brasileiro é antigo, ou seja, foi formado a mais tempo do que outras regiões da América e por isso foi mais desgastado pelos agentes da natureza, como: água da chuva, dos rios, do oceano, vento, vegetação, etc.

.

Normalmente as áreas de maior elevação são aquelas próximas a encontros de placas tectônicas, como ocorre na Cordilheira dos Andes, que é considerado um relevo jovem e consequentemente de maior altitude.

.

Terras de Planalto, distribuem-se basicamente em duas grandes áreas:

.

Planalto Guiano: 

Situado acima da linha do Equador, cuja cumeada faz a fronteira entre o Brasil e o Suriname, Guianas e Venezuela, onde está localizado o Pico da Neblina, ponto culminante do Brasil.

.

Planalto Central Brasileiro: 

É uma denominação genérica dada ao conjunto de serras e planaltos que se estendem por mais da metade do território brasileiro, apresentando algumas formações ruiniformes e cavernas.

.

Terras Baixas e Planícies:

.

Planície Amazônica: 

Abrange 3.489.553 km2, está localizada no Norte do País, é recoberta pela maior e mais densa floresta da terra.

.

Pantanal Matogrossense: 

Está localizado na baixada do Rio Paraguai e constituído por ampla zona de sedimentação cuja altitude máxima alcança 200 metros.

.

Voltar ao Inicio Conteúdo de Geografia.

.

.
.

.
.

Publicidade:

.

Atividades de Matemática Avançada Para Imprimir

Atividades de Matemática Básica Para Imprimir

Milhares de Atividades Educativas Para Imprimir

Clique Aqui e Veja os Modelos

Clique Aqui e Veja os Modelos

Clique Aqui Para Acessar