.
 

.

.

Bacias Hidrográficas do Brasil: 

.

O Brasil é dotado de uma vasta e densa rede hidrográfica, sendo que muitos de seus rios destacam-se pela extensão, largura e profundidade. 

.

Em decorrência da natureza do relevo, predominam os rios de planalto que apresentam em seu leito rupturas de declive, vales encaixados, entre outras características, que lhes conferem um alto potencial para a geração de energia elétrica. Quanto à navegabilidade, esses rios, dado o seu perfil não regularizado, ficam um tanto prejudicados. Dentre os grandes rios nacionais, apenas o Amazonas e o Paraguai são predominantemente de planície e largamente utilizados para a navegação. Os rios São Francisco e Paraná são os principais rios de planalto. 

.

De maneira geral, os rios têm origem em regiões não muito elevadas, exceto o rio Amazonas e alguns de seus afluentes que nascem na cordilheira andina.

.

As bacias hidrográficas são regiões geográficas formadas por diversos rios que deságuam em um curso de água principal. O aproveitamento econômico dos rios é diversificado. Eles irrigam as terras agrícolas, abastecem os reservatórios de água urbanos, fornecem alimentos e produzem 2,6% da energia mundial por meio das hidrelétricas. O transporte fluvial também é largamente utilizado em razão do baixo consumo de energia e da grande capacidade de carga dos navios.

.

O sistema hidrográfico brasileiro é formado por oito bacias principais, que em seu conjunto formam uma das maiores redes fluviais. Na Região Amazônica está a maior bacia hidrográfica do mundo, com 4.787.717 km2, formada pelo Rio Amazonas. O Rio São Francisco, chamado o "Rio da Unidade Nacional" pelo papel que desempenhou na comunicação entre sudeste e nordeste, é o maior curso de água exclusivamente brasileiro. 

.

.

Principais Bacias Hidrográficas Brasileiras e Seus Rios:

.

Amazônica: 

Rios Principais: Japurá, Solimões, Amazonas, Negro, Juruá, Purus, Madeira, Tapajós, Xingu. 

.

Tocantins: 

Rios Principais: Araguaia, Tocantins, Maranhão. 

.

Norte: 

Rios Principais: Oiapoque, Araguari. 

.

Nordeste: 

Rios Principais: Parnaíba, Jaguaribe, Gurupi, Grajau, Itapicuru, Paraíba do Norte, Capibatibe.

.

São Francisco: 

Rios Principais: São Francisco, Velhas. 

.

Leste: 

Rios Principais: Contas, Paraguaçus, Vaza-Barris, Jequitinhonha, Doce. 

.

Prata: 

Rios Principais: São Lourenço, Paraná, Grande, Tietê, Paranapanema, Taquari. 

.

Sul/ Sudeste: 

Rios Principais: Ribeira de Iguape, Itajaí, Canoas, Pelotas, Jacuí. 

.

Voltar ao Inicio Conteúdo de Geografia.

.
.

.
.
.
.

Publicidade:

.

.

.

Passatempos

Português

Inglês

Ciências

Matemática

Geografia

.

.

www.estudamos.com.br
Conteúdo Escolar e Passatempos Educativos.
.