.
.

.

Divisão Regional do Brasil: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. 

.

O Brasil é dividido em cinco regiões diferentes, que possuem traços comuns no que se refere aos aspectos físicos, humanos, econômicos e culturais. 

.

Quem elaborou esta divisão foi o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica).

.

Nesta divisão, os limites de cada região coincidem com as fronteiras dos estados.

.

Região Norte:

Com 3.869.637,9 km2 de área - 45,27% do território brasileiro -, a região Norte é formada pelos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Está localizada entre o maciço das Guianas, ao Norte; o Planalto Central, ao Sul; a Cordilheira dos Andes, a Oeste; e o Oceano Atlântico, a Noroeste. De clima equatorial, é banhada pelos grandes rios das bacias Amazônica e do Tocantins.

.

Região Nordeste:

Inclui os Estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, ocupando área de 1.561.177,8 km2, o que corresponde a 18,26% da área total do País. A maior parte de seu território é formada por extenso planalto, antigo e aplainado pela erosão. Em função das diferentes características físicas que apresenta, a região Nordeste encontra-se dividida em quatro sub-regiões: meio-norte, zona da mata, agreste e sertão.

.

Região Centro-Oeste:

Ocupa 18,86% do território brasileiro, com uma área de 1.612.077,2 km2, sendo formada pelos Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e o Distrito Federal. Localizada em extenso Planalto Central, seu relevo caracteriza-se pela predominância de terrenos antigos e aplainados pela erosão, que deram origem a chapadões. Na parte oeste do Estado de Mato Grosso do Sul e sudoeste do Estado de Mato Grosso encontra-se a depressão do Pantanal Matogrossense, cortada pelo rio Paraguai e sujeita a cheias durante parte do ano.

.

Região Sudeste:

Formada pelos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, a região Sudeste ocupa 10,85% do território brasileiro, com uma área de 927.286,2 km2. Situa-se na parte mais elevada do Planalto Atlântico, onde estão as serras da Mantiqueira, do Mar e do Espinhaço. Sua paisagem típica apresenta formações de montanhas arredondadas, chamadas "mares de morros" e os "pães de açúcar", que são montanhas de agulhas graníticas.

.

Região Sul:

Com 577.214 km2, é a região que apresenta menor área, ocupando apenas 6,75% do território brasileiro. Formada pelos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, tem clima subtropical, exceto na região Norte do Estado do Paraná, onde predomina o clima tropical. Caracteriza-se pela diversidade de temperaturas nas diferentes áreas que a compõem.

.

.

Mapa da Divisão Regional do IBGE.

.

LEGENDA:
 

Região Norte

 

Região Nordeste

 

Região Centro-Oeste

 

Região Sudeste

 

Região Sul

.

.

Voltar ao Inicio Conteúdo de Geografia.

.
.

.
.

Publicidade:

.

Atividades de Matemática Avançada Para Imprimir

Atividades de Matemática Básica Para Imprimir

Milhares de Atividades Educativas Para Imprimir

Clique Aqui e Veja os Modelos

Clique Aqui e Veja os Modelos

Clique Aqui Para Acessar